A mudança de um ano para o outro tem um efeito muito interessante na vida das pessoas de maneira geral, metas, promessas e planos são realizados para o ano que se inicia. Seguem aqui algumas dicas para ajudar em uma importante meta, chegar ao final do ano com as finanças pessoais no azul:
I - Uma excelente meta para 2018 seria primeiramente elaborar uma planilha de orçamento pessoal e familiar. (caderno, planilha eletrônica, aplicativo, etc.)
Inserir com muita honestidade a renda líquida e todas as despesas do mês, despesas fixas (aluguel, plano de saúde, etc.)e procurar estabelecer um teto para as despesas não variáveis (comida fora de casa, laser, etc.)
Depois de inserir os dados na planilha temos dois caminhos a seguir: A - Se estiver sobrando dinheiro insira um campo com poupança e poupe um percentual da sua renda (10%); B - Se estiver faltando dinheiro, discuta com a família o que deve ser cortado, até que a despesa mensal seja compatível com sua renda mensal.
II - Controlar as dívidas - Se você neste momento tem muitas dívidas e está conseguindo pagá-las sugerimos um programa de eliminação de dívidas, por sua vez, se não está conseguindo pagá-las deve procurar os credores para uma renegociação.
PROGRAMA DE ELIMINAÇÃO DE DÍVIDAS - Coloque no papel o quanto você gasta com cada uma das dívidas, escolha a mais alta e economize todo mês para pagar duas prestações desta dívida ao invés de uma. Assim, você eliminará mais rapidamente esta dívida, e continuará o processo para eliminar as seguintes até se livrar de todas as dívidas.
RENEGOCIAÇÃO - Se não está conseguindo pagar as dívidas, procure a instituição credora e renegocie o pagamento e uma condição mais favorável
III - Pague os impostos e despesas de início de ano a vista - É possível economizar pagando a vista as despesas com IPTU, IPVA, matrícula escolar e material escolar. O desconto pelo pagamento a vista dos impostos pode chegar até 10%
IV - Cuidado com as liquidações de início de ano, o ano começa com os saldões nos centros comerciais do país, promoções e descontos tentadores, se você não reservou dinheiro para isto no ano anterior, não é aconselhável iniciar o ano contraindo mais uma dívida.
V - Comprar o material escolar o mais rápido possível pois evita-se o aumento de preços na proximidade do início das aulas. Pesquise o material pela internet e procure alternativas de compra coletiva.
VI - Meta de economia no ano - Reservar um percentual ou valor da sua renda e se comprometer a economizar a cada mês. Pode ser pouco, mais do que o valor importar a disciplina na poupança.
VII - Controlar os custos invisíveis - Anote os seus gastos diários, isto te ajudará a verificar para onde estar indo o seu dinheiro, muitas vezes você encontrará fonte de economia, a partir da mudança de pequenos hábitos. Conhecer e controlar os custos invisíveis faz uma grande diferença nas finanças pesssoais.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela participação!